Uniluanda

idioma

idioma

Universidade de Luanda

A Universidade de Luanda (UniLuanda), foi criada através do Decreto Presidencial n.º 285/20, de 29 de Outubro, como uma instituição de natureza pública, enquadrada como um Instituto Público com autonomia e gestão própria, nos termos do seu Estatuto Orgânico, aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 281/21, de 1 de Dezembro.

Em função do estatuído no artigo 16º do Decreto Presidencial nº 285/20, de 29 de Outubro, que reorganiza a Rede de Instituições de Ensino Superior Público de Angola, com a criação da Universidade de Luanda, foram extintos cinco Institutos Superiores autónomos, sendo quatro entes públicos, a saber: Instituto Superior de Artes (ISART), Instituto Superior de Serviço Social (ISSS) e Instituto de Tecnologia de Informação e Comunicação (ISUTIC) e o Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI); e um ente de  natureza público-privado, o Instituto Superior de Gestão, Logística e Transportes (ISGEST).

De um modo breve, pode-se aqui descrever o processo de criação de cada instituto extinto. 

Instituições Extintas
Instituto Superior de Artes (ISART)

Foi criado pelo Decreto Presidencial nº 7/09, de 12 de Maio, ofereceu até momento da sua extinção 4 cursos de graduação (Artes visuais, Design de Moda, Música e Teatro), tendo graduado 58 estudantes. Na ocasião, contou com 48 funcionários, sendo 21 administrativos, 27 docentes e um total de 363 estudantes.

Instituto Superior de Serviço Social (ISSS)

Foi criado pelo Decreto Presidencial nº 7/09, de 12 de Maio, ofereceu até ao momento da sua extinção 2 cursos de graduação (Educação de Infância e Serviço Social), tendo graduado 730 estudantes. Na ocasião, contou com 82 funcionários, sendo 36 administrativos, 46 docentes, 0 investigadores e um total de 11.899 estudantes.

Instituto de Tecnologia de Informação e Comunicação (ISUTIC)

Foi criado pelo Decreto Presidencial nº 7/09, de 12 de Maio, ofereceu até ao momento da sua extinção 2 cursos de graduação (Engenharia de Informática e Engenharia de Telecomunicações), tendo graduado 135 estudantes. Na ocasião, contou com 63 funcionários, sendo 19 administrativos, 44 docentes e um total de 1.147 estudantes.

Instituto de Relações Internacionais (IRI)

Foi criado pelo Decreto Executivo nº 28/02, de 16 de Julho  do Ministério da Educação e Cultura e posteriormente recriado através do Decreto Presidencial nº 288/17, de 27 de Setembro, o Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI). Ofertou até ao momento da sua extinção apenas um curso de graduação em Relações Internacionais e foram graduados 447 alunos. Na ocasião, contou com 45 funcionários, sendo 13 administrativos e 32 docentes, passaram para a UniLuanda, 25 docentes e 1 funcionário administrativo. Registava na ocasião um total de 749 estudantes.

Instituto Superior de Gestão, Logística e Transportes (ISGEST)

Foi criado pelo Decreto Presidencial nº 38/16, de 24 de Março. Ofereceu até ao momento da sua extinção 8 cursos de graduação (Contabilidade, Engenharia Informática, Engenharia Mecatrónica, Engenharia de Transportes, Engenharia de Transportes, Gestão Aeronáutica, Gestão Logística e Transportes e Informática de Gestão), não tendo graduado até então nenhum estudante. Na ocasião, contou com 104 funcionários, sendo 45 administrativos, 59 docentes e um total de 1.199 estudantes.

Da extinção surgiram Quatro Unidades Orgânicas (UO) Saiba mais

Percurso histórico

Com a criação da Universidade de Luanda, foi nomeada uma Comissão Instaladora através do Despacho n.º 226/20 de 30 de Novembro, constituída pelos seguintes docentes: Alberto Maba Chocolate (Coordenador), Lulenga Mambo (Coordenador Adjunto para os Assuntos Académicos), e Laurindo Vieira (Coordenador Adjunto para os Assuntos Científicos e Pós-Graduação).
Mediante esta Comissão, foram nomeadas as Comissões de Gestão das quatro Unidades Orgânicas, nomeadamente, a Faculdade de Artes, a Faculdade de Serviço Social, o Instituto de Tecnologias de Informação e Comunicação e o Instituto Politécnico de Gestão, Logística e Transportes, através do Despacho n.º 284/20 de 24 de Dezembro.

Após a aprovação do Estatuto Orgânico da UniLuanda, através do Decreto Presidencial n.º 281/21, de 1 de Dezembro e do Regulamento Eleitoral da UniLuanda pelo Decreto Executivo n.º 74/22 de 3 de Fevereiro. Em Março de 2022, ocorreu o fim da comissão de serviço do Coordenador da Comissão Instaladora, o Professor Doutor Alberto Maba Chocolate, tendo sido substituído em regime de acumulação de funções pelo Coordenador Adjunto para os Assuntos Científicos e Pós-graduação, o Professor Laurindo Vieira, mediante o Despacho n.º 52/2022, de17 de Março, da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. O ápice do processo de instalação era a posse do primeiro Reitor da UniLuanda. Porém, o percurso até lá, passava pela eleição dos Órgãos Colegiais, de forma específica o Conselho Geral, para que este pudesse conduzir e eleger o órgão singular de Gestão – o Reitor.

A eleição dos membros do Conselho Geral ocorreu no dia 29 de abril de 2022. Porém, a tomada de posse aconteceu somente no dia 24 de Maio, um atraso de quase um mês em função das acções dilatórias antidemocráticas para impedirem o prosseguimento do processo eleitoral na Instituição. Depois de várias tentativas para inviabilizar o processo, finalmente os membros do Conselho Geral tomaram posse no dia 24 de Maio e nesta data elegeu-se a Primeira Mesa do Órgão Colegial, tendo como Presidente a Professora Doutora Juliana Lando Canga, e como Secretário o funcionário administrativo Adão José Joaquim. Constituída a Comissão Eleitoral, esta teve de ter uma alteração na sua liderança, por impedimento da Presidente, nos termos da lei. O processo eleitoral foi conduzido pelo Vice-Presidente eleito para o Conselho Geral, o Professor Associado, Simão João Samba.

Aos 4 de Julho de 2022, ocorreu a eleição do Reitor e a Tomada de Posse teve lugar no dia 26 de Julho e testemunhada em representação da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo Secretário de Estado para o Ensino Superior, Professor Doutor Eugénio Adolfo Alves da Silva. Um facto digno de registo, é o de que, com a homologação do Reitor eleito, o Professor Catedrático, Alfredo Gabriel Buza, a Professora Doutora Juliana Lando Canga Buza teve de renunciar em definitivo ao cargo de Presidente do Conselho Geral, sendo o Reitor empossado pelo Vice-Presidente do Órgão Colegial, e o mesmo órgão atribuído à Professora Doutora Juliana Lando Canga Buza, a distinção de Presidente de Honra.

Gestão 2022 - 2027

A Gestão do quinquénio 2022 – 2027 começa no dia 26 de Julho de 2022, com a Tomada de Posse do Reitor, marcada pela ausência do processo de passagem de pastas. Com  novos desafios prioritários do Primeiro Reitor da UniLuanda, Professor Doutor, Alfredo Gabriel Buza, que tem como Auxiliares, os Professores Doutores Heitor Manuel Timóteo (Vice-Reitor para os Assuntos Académicos), Bukusu Ndongala Hachim (Vice-Reitor para os Assuntos Científicos e Pós-Graduação) e a Mestre Ilda Tavita Jurda Tomás Kussumua, (Pró-Reitora para a Cooperação, Intercâmbio e Parcerias).
Face a isto, foram identificados os seguintes: 1) Desconhecimento dos dossiês por não ter havido a passagem de pastas nos termos da lei; 2) Criação de um Espaço funcional provisório para instalar os órgãos e serviços da Reitoria; 3) Falta de funcionários na Reitoria; 4) Falta de funcionários administrativos e de docentes vinculados ao IPGEST; 5) Uma dívida com o pessoal (docente e administrativo) estimada em AKZ 440.000.000,00 (Quatrocentos e quarenta milhões de kwanzas); 6) Não existência da folha de processamento salarial para o pessoal da Reitoria e do IPGEST; 7) Ausência de equipamento básicos (computadores e impressoras) para o funcionamento na Reitoria e no IPGEST; 8) Ausências de laboratórios e a sala de informática no IPGEST vandalizada; 9) A realização das eleições em três Unidades Orgânicas (Faculdade de Artes, Faculdade de Serviço Social e Instituto de Tecnologia de Informação e Comunicação) e a nomeação do gestor do Órgão singular do Instituto Politécnico de Gestão, Logística e Transportes.

É nestas condições que a Gestão 2022 – 2027 deu início à sua empreitada, e que a cada dia, conforme vamos reportando, foi construindo este edifício denominado UniLuanda.

Uniluanda hoje

Deste modo, a UniLuanda possui dois anos de criação, sendo actualmente composta por 4 Unidades Orgânicas que oferecem um total de 16 cursos de graduação e 1 de Mestrado, considerando que o curso de Engenharia Informática possui uma oferta formativa duplicada em duas Unidades Orgânicas.
No cômputo geral; a UniLuanda totaliza 5.002 estudantes contra os 4.303 matriculados ante a posse do Magnífico Reitor.

Cursos de Graduação

IPGEST

CursosEstudantes Matriculados
Contabilidade149
Engenharia Informática137
Engenharia Mecatrônica231
Engenharia de Transportes104
Gestão Aeronáutica336
Gestão de Empresas102
Gestão de Logística e Transporte598
Informática de Gestão117
Total1774

Faartes

CursosEstudantes Matriculados
Artes Visuais72
Design de Moda92
Música77
Teatro70
Total311

Fss

CursosEstudantes Matriculados
Educação de Infância518
Relações Internacionais623
Serviço Social491
Total1632

INSTIC

CursosEstudantes Matriculados
Engenharia Informática518
Engenharia de Telecomunicações654
Total1172

Cursos de Pós-Graduação

Fss (Mestrado)

CursosEstudantes Matriculados
Mestrado em Intervenção Educativa e Social na Infância29
Total29

Capital humano

No âmbito do capital humano, a Universidade de Luanda possui 286 funcionários no seu quadro de pessoal, a saber, 168 docentes, 5 investigadores, 113 administrativos. Dos Docentes, 23 Doutores, 85 Mestres e 93 Licenciados. Com apenas 1 Catedrático; 7 Associados; 28 Auxiliares; 81 Assistentes e 91 Assistentes Estagiários e a UniLuanda possui 5 Investigadores.

Na UniLuanda, em razão ao tempo de funcionamento das Unidades Orgânicas, como instituições autónomas, no total já formaram 1.278 graduados, assim distribuídos: ISSS (641); ISART (53); INSUTIC (137); e ISRI (447). E foram graduados no ano lectivo 2021/2022, 871 graduados, a saber, FSS (583), FaArtes (38); INSTIC (217); IPGEST (33); perfazendo um total de 2.149 estudantes graduados. No âmbito da investigação científica, estão a ser elaborados e aprovados os projectos de investigação que permitirão determinar as principais linhas de investigação. Outrossim, o Centro de Investigação Multi e Interdisciplinar ligado à Reitoria, englobará as áreas que não constituem objecto social dos Departamentos de Ensino e Investigação, como literaturas, políticas públicas da educação, ciências ambientais entre outras.

Cooperações

No âmbito da Cooperação, Intercâmbio e Parcerias, a UniLuanda possui três convênios, com instituições congéneres, a saber: Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), Escola Superior de Educação do Porto – Paula Frassinetti, Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Sul de Bahia (UFSB), Universidade Katyavala Bwila (UKB), Universidade Federal do Pará (UFPa), Instituto Federal Fluminese (IFF), e com a Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros do Gabinete de Quadros do Presidente da República. A UniLuanda é membro das seguintes Associações: FORGES (Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa), da SARUA (Southern African Regional Universities Association) e da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP).


É Lema da UniLuanda, Agir no Presente para Garantir o Futuro: por uma Universidade que caminha na Legalidade, na Transparência, na Cientificidade, com Ética e Empatia, sendo estes os seus valores e princípios.