Universidade de Luanda
A Universidade de Luanda (UniLuanda), foi criada através do Decreto Presidencial n.º 285/20, de 29 de Outubro, como uma instituição de natureza pública, enquadrada como um Instituto Público com autonomia e gestão própria, nos termos do seu Estatuto Orgânico, aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 281/21, de 1 de Dezembro.
Em função do estatuído no artigo 16º do Decreto Presidencial nº 285/20, de 29 de Outubro, que reorganiza a Rede de Instituições de Ensino Superior Público de Angola, com a criação da Universidade de Luanda, foram extintos cinco Institutos Superiores autónomos, sendo quatro entes públicos, a saber: Instituto Superior de Artes (ISART), Instituto Superior de Serviço Social (ISSS) e Instituto de Tecnologias de Informação e Comunicação (ISUTIC) e o Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI); e um ente de natureza público-privado, o Instituto Superior de Gestão, Logística e Transportes (ISGEST).
De um modo breve, pode-se aqui descrever o processo de criação de cada instituto extinto. (Clique aqui)
Percurso histórico
Criação e Comissão Instaladora
Com a criação da Universidade de Luanda, foi nomeada uma Comissão Instaladora pelo Despacho n.º 226/20, de 30 de Novembro, composta pelos docentes:
Alberto Maba Chocolate (Coordenador);
Lulenga Mambo (Adjunto para os Assuntos Académicos);
Laurindo Vieira (Adjunto para os Assuntos Científicos e Pós-Graduação).
Foram ainda instituídas as Comissões de Gestão das quatro Unidades Orgânicas — Faculdade de Artes (FaArtes), Faculdade de Serviço Social (FSS), Instituto de Tecnologias de Informação e Comunicação (INSTIC) e Instituto Politécnico de Gestão, Logística e Transportes (IPGEST) — pelo Despacho n.º 284/20, de 24 de Dezembro.
Percurso histórico
Transição da Comissão e Etapas do Processo Eleitoral
Após a aprovação do Estatuto Orgânico da UniLuanda, através do Decreto Presidencial n.º 281/21, de 1 de Dezembro e do Regulamento Eleitoral da UniLuanda pelo Decreto Executivo n.º 74/22 de 3 de Fevereiro. Em Março de 2022, ocorreu o fim da comissão de serviço do Coordenador da Comissão Instaladora, o Professor Doutor Alberto Maba Chocolate, tendo sido substituído em regime de acumulação de funções pelo Coordenador Adjunto para os Assuntos Científicos e Pós-graduação, o Professor Laurindo Vieira, mediante o Despacho n.º 52/2022, de17 de Março, da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. O ápice do processo de instalação era a posse do primeiro Reitor da UniLuanda.
Porém, o percurso até lá, passava pela eleição dos Órgãos Colegiais, de forma específica o Conselho Geral, para que este pudesse conduzir e eleger o órgão singular de Gestão – o Reitor.
Percurso histórico
Eleição do Reitor e Estruturação Final
A eleição do Conselho Geral ocorreu em 29 de Abril de 2022, e a tomada de posse dos seus membros aconteceu em 24 de Maio, após atrasos provocados por ações antidemocráticas. Nessa data, foram eleitos:
Presidente: Professora Doutora Juliana Lando Canga
Secretário: Adão José Joaquim
Não tendo havido um Vice-Presidente, foi coptado entre os Professores da UniLuanda para Vice-Presidente do Conselho Geral, Professor Auxiliar, Daniel Quiala Malamba, com a sua renúncia, seguidamente o Professor Associado, Simão João Samba.
A eleição do Reitor, Professor Catedrático, Alfredo Gabriel Buza, foi em 4 de Julho de 2022, com 100% de votos, tomando posse em 26 de Julho.
A Professora Juliana Lando Canga renunciou ao cargo de Presidente do Conselho Geral, sendo homenageada com o título de Presidente de Emérita do Conselho Geral.
Gestão 2022-2027
Início da Gestão 2022–2027
A nova gestão da Universidade de Luanda teve início em 26 de Julho de 2022, com a Tomada de Posse do Reitor, Professor Doutor Alfredo Gabriel Buza.
O momento foi marcado pela ausência do processo legal de passagem de pastas, dificultando o acesso aos dossiês essenciais.
O Reitor passou a contar com os seguintes auxiliares:
Prof. Doutor Heitor Manuel Timóteo (Vice-Reitor para os Assuntos Académicos);
Prof. Doutor Bukusu Ndongala Hachim (Vice-Reitor para os Assuntos Científicos e Pós-Graduação);
Mestre Ilda Tavita Jurda Tomás Kussumua (Pró-Reitora para a Cooperação, Intercâmbio e Parcerias).
Gestão 2022-2027
Principais Desafios Enfrentados
A nova gestão identificou diversos desafios críticos no início do mandato:
Ausência da passagem de pastas conforme a lei;
Necessidade de criar um espaço funcional provisório para a Reitoria;
Falta de funcionários na Reitoria;
Falta de funcionários administrativos e docentes vinculados ao IPGEST;
Existência de uma dívida salarial estimada em AKZ 440.000.000,00;
Inexistência da folha de processamento salarial para Reitoria e IPGEST;
Ausência de equipamentos básicos (computadores e impressoras);
Vandalização da sala de informática e inexistência de laboratórios no IPGEST.
Gestão 2022-2027
Reestruturação e Continuidade
Apesar dos desafios, a gestão iniciou o processo de reestruturação institucional e realização das eleições e nomeações nas Unidades Orgânicas:
Eleições:
Decano da Faculdade de Serviço Social;
Director do Instituto de Tecnologia de Informação e Comunicação.
Nomeações:
Gestor do órgão singular da Faculdade de Artes;
Gestor do órgão singular do IPGEST.
Essa gestão tem, desde então, trabalhado para construir e consolidar a Universidade de Luanda, transformando dificuldades em progresso contínuo.

2025 - Unidades Orgânicas da Universidade de Luanda
Quem Somos Hoje
IPGEST
Instituto Politécnico de Gestão, Logística e Transportes
6 Cursos de Graduação
4 Cursos de Pós-Graduação