Uniluanda

Logo da UniLuanda

idioma

idioma

Docentes da Universidade de Luanda marcam presença no Simpósio Internacional LEGACY AC21 na África do Sul

Uma delegação constituida por Docentes da Universidade de Luanda, marcou presença no simpósio internacional LEGACY AC21, organizado pela Universidade Stellenbosch da África do Sul. O evento, inserido no contexto das Agendas de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2063 da União Africana, abordou a importância das Novas Parcerias para o Desenvolvimento da África (NEPAD) e os desafios socioeconómicos e ambientais contemporâneos.

Além de focar nas directrizes mencionadas, a conferência destacou os desafios específicos de desenvolvimento sustentável enfrentados pelo continente africano, especialmente por nações em situações de conflito e pós-conflito, visando não apenas a paz, mas também o desenvolvimento sustentável. O impacto e a relevância dos projectos apresentados pelos Docentes Carlos Domingos Francisco e Pinto Tunga Bambi da Universidade de Luanda durante o Simpósio foram notáveis.

O primeiro projecto despertou interesse em participar de iniciativas conjuntas com universidades do Quênia, Mali, Nigéria, França e África do Sul. O segundo projecto, apresentado durante a primeira conferência da Universidade de Luanda em 2023, recebeu um convite e uma sugestão para se candidatar a um curso de doutorado, com uma aceitação positiva da Faculdade de Engenharia Industrial, incluindo a identificação de um orientador adequado.

Recordar que, a Universidade de Luanda e a Universidade Stellenbosch da África do Sul, assinaram um Protocolo de Cooperação no dominio de intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, inclusive para escolas de verão, programas curtos conjuntos, projectos conjuntos de pesquisa, assistência mútua no estabelecimento de novos programas, troca de informações e publicações, organização de conferências e workshops, acesso à instalações científicas e analíticas e organização de programas de graduação colaborativos.
Fonte: GTIC
Texto de: Pinto Tunga e Milton Neto
Revisão: Ruth Teixeira
Edição: Afonso Pemba Kudibanza