Órgão Singular de Gestão
Órgão Singular de Gestão
Órgão Singular de Gestão
Órgãos Colegiais
Órgãos Colegiais
Órgãos Colegiais
Graduação
Pós_Graduação
Órgão Singular de Gestão
Órgão Singular de Gestão
Órgão Singular de Gestão
Órgãos Colegiais
Órgãos Colegiais
Órgãos Colegiais
Graduação
Pós_Graduação
A Universidade de Luanda (UniLuanda) realizou nesta quinta-feira, 24 de Julho, no Auditório João Baptista Kussumua da Faculdade de Serviço Social, a cerimónia de outorga de diplomas aos 25 primeiros mestres do curso de Intervenção Educativa e Social na Infância.
O acto contou com a presença de distintas personalidades académicas e governamentais, entre as quais o Director da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti (Portugal), reitores de universidades, presidentes de institutos e escolas superiores, representantes do governo provincial de Luanda,membros de departamentos ministeriais, autoridades da administração local, além de docentes, convidados e familiares.
O Decano da Faculdade de Serviço Social, Professor Doutor Lulenga Mambo, abriu a cerimónia agradecendo às instituições, destacando a importância da formação contínua e o papel da academia na transformação social.
“Este momento é histórico, não apenas para a Faculdade de Serviço Social, da Universidade de Luanda, mas sobretudo para o país. Os mestres aqui presentes são agentes de mudança, preparados para responder aos desafios da infância em contextos complexos. Hoje celebramos o saber, a dedicação e a esperança.”, destacou o decano.
Por sua vez, a representante dos novos mestres, visivelmente emocionada, destacou o esforço colectivo, a qualidade da formação e o compromisso com a transformação social.
“Fomos desafiados, provocados a pensar, a sentir e a intervir com responsabilidade. Saímos desta formação mais preparados, mais humanos, mais conscientes. O que aprendemos não cabe apenas em relatórios; cabe, sobretudo, nas práticas que construiremos ao serviço das nossas crianças.”
O Director da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, o Professor Doutor José Luis de Almeida Gonçaves, valorizou a cooperação internacional e a troca de experiências com Angola.
“Temos aprendido com Angola tanto quanto temos ensinado. Esta parceria é mais do que institucional — é uma aliança de valores, de compromissos e de horizontes comuns. Acreditamos que a educação é uma ponte que não conhece fronteiras.”
Durante o seu pronunciamento, o Reitor da UniLuanda, Professor Doutor Alfredo Gabriel Buza, recordou que a ideia do curso nasceu no contexto de instalação da universidade, por iniciativa da Primeira-Dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço. E, ainda, recordou o percurso de criação do curso.
“Foi durante o processo de instalação da universidade que surgiu a possibilidade de se oferecer a primeira formação ao nível de mestrado, uma iniciativa promovida pela Primeira-Dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço, contou com a colaboração da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, da cidade do Porto, Portugal e financiado pela Unidade Técnica de Gestão de Formação de Quadros da Presidência da República.”, referiu o gestor.
O curso foi oficialmente autorizado através do Decreto Executivo n.º 633/22, de 5 de Dezembro, e começou com o apoio de docentes parceiros internacionais e ao todo, foram matriculados 30 estudantes em Dezembro de 2022. Após 28 meses de formação, com quatro desistências e uma não aprovação, 25 estudantes concluíram com êxito, representando um aproveitamento de 83,3%.
O acto de outorga de diplomas aos mestres aconteceu três meses após o encerramento formal desta 1.ª edição do curso de mestrado.
Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação